domingo, 20 de julho de 2008

.NET CF para Windows Mobile: Smartphone x Pocket PC

O .NET Compact Framework (.NET CF) nos oferece um ambiente de execução, um modelo de desenvolvimento e uma biblioteca de tipos para fácil implementação de aplicativos para dispositivos móveis, tipo Windows Mobile. No entanto, existem diferentes plataformas de dispositivos baseados no Windows Mobile. Cada uma, com suas peculiaridades, torna o desenvolvimento do aplicativo móvel, mesmo que baseado no .NET CF, diferente.

A tabela a seguir apresenta as plataformas suportadas pelo .NET CF (Fonte: MSDN - Devices and Platforms Supported by the .NET Compact Framework)

Dispositivo Plataforma
Pocket PC Windows Mobile 2003 for Pocket PC, Windows Mobile 2003 for Pocket PC SE, Windows Mobile 5.0 software for Pocket PC, Windows Mobile 6.0 software for Pocket PC
Smartphone Windows Mobile 5.0 software for Smartphone, Windows Mobile 6.0 software for Smartphone
Windows CE Embedded Windows CE 4.2, Windows CE 5.0, Windows Embedded CE 6.0

Pocket PC x Smartphone

O Pocket PC é um computador de mão (Handheld ou PDA - Personal Digital Assistant), focado em aplicações e dados. O Pocket PC costuma ter uma tela maior que um Smartphone, no formato 3x4 de resolução 240x320. Além disso, sua tela é sensível ao toque, sendo o dispositivo operado com as duas mãos.

Já o Smartphone é um dispositivo focado em voz, como os tradicionais celulares, mas que também combina funcionalidades de computadores e PDAs. Dentro das características de um celular, o Smartphone não possui tela sensível ao toque e pode ser operado com uma única mão, através de um teclado numérico, um botão tipo Joystick e as Softkeys.


Biblioteca de tipos do .NET CF

No que se refere à biblioteca de tipos do .NET CF, a base é a mesma para as plataformas baseadas no Pocket PC e no Smartphone. A grande diferença fica por conta do desenvolvimento da UI, onde se percebe:

  • O Pocket PC possui um estilo de formulário mais rico, com componentes mais sofisticados, para interação do usuário. No Pocket PC encontramos componentes como Buttons, Checkboxes, Radio Buttons, Tool Bar, Status Bar, entre outros. Alguns sequer fazem sentido no contexto do Smartphone, que não possui tela sensível ao toque.
  • A entrada de informações no Pocket PC é feita através do SIP (Soft Input Panel) ou eventualmente através de teclado do hardware.
  • No Smartphone, a navegação da aplicação é efetuada através do menu do dispositivo e do uso das Softkeys. A entrada de dados é feita através de teclado numérico, onde é possível utilizar modos de entrada como numérico, alfanumérico e T9.

Links:

0 Comments: