sábado, 5 de julho de 2008

Desenvolvimento J2ME para celulares

Entre os grandes desafios do momento na Mobiltec estão alguns projetos específicos para desenvolvimento mobile. Entre os dispositivos móveis "alvo" dos projetos, temos os celulares convencionais e dispositivos Blackberry da RIM.

Uma pouco de pesquisa na internet nos leva a um ponto em comum: A Plataforma JavaME.

E junto, dois novos conceitos são introduzidos:

  • Connected Limited Device Configuration (CLDC): É a especificação do conjunto de interfaces e da máquina virtual Java para dispositivos móveis limitados em recursos
  • Mobile Information Device Profile (MIDP): É um perfil do JavaME, baseado no CLDC. É o ambiente JavaME mais popular hoje encontrado em celulares

Para desenvolvimento JaveME, é necessário o J2ME Wireless Toolkit, combinado com uma IDE Java para desenvolvimento (como Eclipse ou Netbeans).

Após a pesquisa inicial, um pouco de ambientação... Montamos o Eclipse com seu plug-in para JavaME, o EclipseME. A equipe desenvolveu alguns exemplos de MIDLet (aplicativo JavaME).

Próxima visita, site do Blackberry Developer Program. Lá encontramos o BlackBerry JDE. Segundo o site:

"The BlackBerry® Java® Development Environment (BlackBerry JDE) is a fully integrated development environment and simulation tool for building Java Micro Edition (Java ME™) applications for Java ® based BlackBerry® smartphones. It is a Mobile Information Device Profile (MIDP) compliant Java ME environment for developers who wish to maintain seamless portability in their wireless applications."

Ambiente instalado, e a surpresa: Uma série de pacotes específicos do Blackberry (net.rim.*), que me levam a desconfiar que os ambientes são incompatíveis e que os MIDLets de exemplo construídos anteriormente não funcionarão no Blackberry. Ou estes pacotes seriam apenas um novo conjunto de recursos?

Onde fica o "JavaME compliant"?

  [Ver post Compatibilidade da JVM do Blackberry com J2ME]

Outra preocupação fica na parte do "visual" dos aplicativos, que parece limitadíssimo. Tudo bem que estamos falando de "Limited Device Configuration", mas os componentes visuais já embutidos são extremamente simples.

E a aventura está apenas começando...

0 Comments: