Em uma série de posts, estarei cobrindo os principais conceitos da Orientação a Objetos. Além disso, irei apresentar estes conceitos através de pequenos diagramas da UML.
Classes e objetos
A classe é a abstração de um objeto. Ela define a estrutura de atributos e métodos dos objetos que são criados a partir dela.
O objeto, por sua vez, é o elemento que representa um conceito do mundo real. O objeto é capaz de realizar ações típicas do elemento que ele representa.
Instância: É um objeto de uma determinada classe. Ao processo de criação de um objeto, dá-se o nome de instanciação.
Classe concreta: Classe da qual podemos criar instâncias
Classe abstrata: Classe da qual não podemos criar instâncias
Atributos e métodos
Atributos são dados que determinam o estado de um objeto. Os métodos, por outro lado, são funções que determinam o comportamento do objeto.
Os métodos podem executar atividades que modifiquem o estado (atributos) do próprio objeto, ou que apenas computem um valor significativo retornado ao invocador dos mesmos.
Abaixo, diagrama de classes ilustrando métodos, atributos e relações. Na notação da UML, o primeiro quadro de uma classe exibe o nome da mesma. Os dois quadros opcionais abaixo deste exibem os atribudos e métodos da classe.
O próximo diagrama é um exemplo de diagrama de objetos. Cada objeto representando uma entidade real, instanciada no sistema. Atributos já podem se encontrar valorados.
Nos próximos posts, estarei apresentando outros conceitos da OO, como:
0 Comments:
Post a Comment