terça-feira, 1 de julho de 2008

Conceitos da Orientação a Objetos com UML, parte 1

Em uma série de posts, estarei cobrindo os principais conceitos da Orientação a Objetos. Além disso, irei apresentar estes conceitos através de pequenos diagramas da UML.

Classes e objetos

A classe é a abstração de um objeto. Ela define a estrutura de atributos e métodos dos objetos que são criados a partir dela.

O objeto, por sua vez, é o elemento que representa um conceito do mundo real. O objeto é capaz de realizar ações típicas do elemento que ele representa.

Instância: É um objeto de uma determinada classe. Ao processo de criação de um objeto, dá-se o nome de instanciação.

Classe concreta: Classe da qual podemos criar instâncias

Classe abstrata: Classe da qual não podemos criar instâncias

Atributos e métodos

Atributos são dados que determinam o estado de um objeto. Os métodos, por outro lado, são funções que determinam o comportamento do objeto.

Os métodos podem executar atividades que modifiquem o estado (atributos) do próprio objeto, ou que apenas computem um valor significativo retornado ao invocador dos mesmos.

Abaixo, diagrama de classes ilustrando métodos, atributos e relações. Na notação da UML, o primeiro quadro de uma classe exibe o nome da mesma. Os dois quadros opcionais abaixo deste exibem os atribudos e métodos da classe.

O próximo diagrama é um exemplo de diagrama de objetos. Cada objeto representando uma entidade real, instanciada no sistema. Atributos já podem se encontrar valorados.

0 Comments: