terça-feira, 21 de outubro de 2008

A disputa dos runtimes para celulares

A disputa dos runtimes para celulares está muito acirrada, tendo como grande líder o Java ME, que encontra-se em média em 8 de cada 10 dispositivos.

Contudo outras tecnologias também existem, a citar o Flash Lite, WebKit, Silverlight, Qt, Lua e Python. Cada uma com propósitos e características distintas, como pode ser visto na tabela abaixo.

A empresa Vision Mobile, que faz análise de mercado do segmento de mobilidade, publicou um artigo muito interessante em seu blog.

Links

2 Comments:

Anônimo said...

Muito bom o post... aguardarei ansioso pelo próximo. À propósito, o sr. Paulo Sérgio ainda faz parte da equipe do blog?

Abraços,

Alberto.

Paulo Morandi said...

Claro que faço parte da equipe! Meu post será publicado amanhã sem falta! Quanto ao artigo, bastante interessante mesmo, só que eu achei que ele compara algumas coisas muito diferentes, do tipo comparar Flash Lite com Java ME. Os dois tem propósitos bem diferentes, porém acho válido perceber o quão difundido são essas tecnologias. Só para constar, a linguagem Lua foi criada por brasileiros e é muito utilizada no mundo. Inclusive o Governo brasileiro tem um projeto (Ginga) para a TV digital que utiliza essa linguagem em combinação com o Java.