Em um tópico anterior, intitulado Programação Orientada a Aspectos, tratei das motivações e características da POA. Ainda citei ferramentas específicas para .NET, entre elas o PostSharp.
O PostSharp é uma ferramenta que, por sua natureza POA, promove o baixo acoplamento e a redução de linhas de código necessárias para um programa. Além disso, o PostSharp é uma ferramenta de código aberto.
A equipe de desenvolvimento do PostSharp mantém um blog muito interessante, que apresenta tópicos de interesse, como atualizações do PostSharp e soluções que se beneficiam do uso da ferramenta. Destas, gostaria de citar algumas de particular interesse:
Log4PostSharp
A atividade de Log de aplicações, transversal ao desenvolvimento de sistemas, é muito beneficiada pelas ferramentas de POA, por sua característica de espalhamento de código.
O Log4PostSharp é um plug-in do PostSharp que utiliza o consagrado log4net como ferramenta de Log. Com isso, ela traz todos os benefícios do log4net através de mecanismos Orientados a Aspectos.
Com o uso do Log4PostSharp é possível registrar três tipos de mensagens:
- Entrada de método
- Saída de método
- Ocorrência de exceção em um método
Exemplos de código podem ser encontrados no site do Log4PostSharp.
PostSharp4ViewState
O PostSharp4ViewState é um plug-in do PostSharp que permite controlar o uso da ViewState e do ControlState, de forma declarativa, para persistir informações de propriedades entre Postbacks de páginas e controles do ASP.NET